Últimas vagas – 26ª Caminhada

As inscrições para a 26ª Caminhada Clube Espanhol-Igreja do Bonfim 2019 estão terminando, já que o período para realizar as inscrições para o evento chega aos últimos dias.

O evento será realizado no domingo, dia 24 de novembro de 2019. Quem ainda quiser participar deve se apressar, pois existem poucas vagas e as inscrições devem se esgotar nos próximos dias.

Leia a notícia completa pelo link abaixo:

Inscrições para a 26ª Caminhada Clube Espanhol-Igreja do Bonfim 2019 entram na reta final

26ª Caminhada do Bonfim

26ª CAMINHADA CLUBE ESPANHOL-IGREJA DO BONFIM

Data: 24 de novembro de 2019

Ao comemorar os 90 anos de existência, o Centro Espanhol, em parceria com a Federação Bahiana de Atletismo (FBA), visa repetir o sucesso que esse evento tem obtido a cada ano, ao realizar mais uma vez a maior e a melhor caminhada da cidade de Salvador.

A história desse evento conta que ele começou pelas mãos da antiga Turma do Farol, antes com o nome de “Caminhada Farol da Barra x Igreja do Bonfim”, que sempre contava com o apoio do Clube Espanhol a cada edição.

Ameaçada de extinção por motivos diversos e após um período de reestruturação do Clube, a caminhada tornou-se um evento ainda maior e mais bem estruturado quando o Clube Espanhol voltou, a partir de 2014, a abraçar a realização em conjunto com a FBA.

Assim, no próximo dia 24 de novembro será realizada a vigésima sexta edição da tradicional Caminhada Clube Espanhol até a Igreja do Bonfim.

O grupo se concentrará no Clube Espanhol e partirá em direção à Colina Sagrada por volta das 07h00.

Durante o trajeto os participantes contam uma excelente estrutura, com um ônibus executivo com ar refrigerado e com banheiro, uma ambulância UTI, segurança, controle de trânsito e carro de apoio distribuindo água que fará a hidratação com paradas em locais estratégicos.

Na chegada na Colina Sagrada, os participantes serão recebidos com um delicioso café da manhã, que será oferecido no Centro Comunitário do Bonfim. Em seguida, os participantes voltarão em ônibus executivos até a sede do Clube, em Ondina, onde serão recebidos para o almoço que será servido com uma saborosa feijoada  (incluindo refrigerante, água, cerveja).

PERCURSO (cerca de 14km):  Saída do CLUBE ESPANHOL seguimdo pela Av. Oceânica em direção à Barra; Rua Arthur Neiva; Av. Centenario até Praça dos Reis católicos; Vale do Canela;Av Contorno (Lafayette Coutinho); Praça Cayrú; Rua Miguel Calmon (Comércio); Av.Jequitaia; Largo da Calçada; Largo dos Mares; Av.Fernandes da Cunha; Praça Irmã Dulce; Av. Dendezeiros, chegando no BONFIM.

06h30 – CONCENTRAÇÃO NO CLUBE ESPANHOL

07h00 – LARGADA

09h30 – PARADA CENTRO COMUNITÁRIO DO BONFIM

SERVIÇO: CAFÉ DA MANHà

11h00 – FOTO OFICIAL EM FRENTE À IGREJA DO BONFIM

11h30 – RETORNO DE ÔNIBUS PARA O CLUBE ESPANHOL  (após o café da manhã)

12h00 – CHEGADA CLUBE ESPANHOL PARA O ALMOÇO

SERVIÇO: FEIJOADA COM CERVEJA, ÁGUA E REFRIGERANTE.

O ALMOÇO SERÁ ANIMADO POR UMA ATRACÃO MUSICAL

16h00 – ENCERRAMENTO

Dúvidas ou informações, ligue 3194-0250.

Inaugurada Exposição Memoria dun Soño

Em 11 de junho de 2019, às 18h no Salão Galícia do Clube Espanhol, foi inaugurada a exposição em homenagem a Antonio Fraguas – Letras Galegas 2019, Memoria dun Soño.

Junto à exposição ocorreu também o lançamento do livro Galícia doutro lado do Atlântico: estudos galegos na Bahia. Organizadores: David Rodriguez e Mailson Lopes

A exposição e o lançamento do livro contou com a presença de muitos representantes da comunidade galega, alunos da UFBA e do Ilmo Sr. Valentin Garcia, Secretário Xeral de Política Linguística da Xunta de Galícia e do Exmo. Sr. Jorge Cubela, Alcaide de Cerdedo-Cotobade.

Clube Espanhol recebe Alcaide de Cerdedo-Cotobade

Na tarde de 11 de junho de 2019 o Clube Espanhol reuniu representantes da cultura galega durante agradável almoço realizado no Restaurante Taberna.

O Presidente Marcos Cal acompanhado de sua Diretoria, Superintendência Geral e Gerência Administrativa, teve o prazer em receber o Exmo. Sr. Jorge Cubela, Alcaide de Cerdedo-Cotobado que também estava acompanhado do Sr. Valentin Garcia, Secretário Xeral de Política Linguística da Xunta de Galícia.

17 de Maio – Dia das Letras Galegas

O Dia das Letras Galegas é um celebração cultural instituída no ano de 1963, data em que a publicação Cantares Galegos de Rosalía de Castro completava 100 anos que foi considerada como o ponto de partida para o ressurgimento, a volta da cultura galega.

A sua finalidade é homenagear aquelas pessoas de se destacam por suas criações literárias na língua galega ou pela defesa do idioma.

Anualmente a Real Academia Galega escolhe uma personalidade e este ano o homenageado é Antón Fraguas. Este pontevedrés foi professor e diretor do Museu do Povo Galego, membro das Irmandades da Fala, do Seminário de Estudos Galegos, cronista oficial da Galícia.

O Centro Espanhol se uniu a essa homenagem e no dia 15/05 inaugurou a exposição Galícia Imaxinada que permanecerá no Salão Galícia aberta para visitação até o dia 23/05/2019.

As palestras foram proferidas pelos professores Maílson Lopes, Coordenador do CELGA e Araceli Magariños, da Xunta de Galícia no CELGA. Ambos enriqueceram ainda mais o evento com conteúdos sobre a a vida de Antón Fraguas e sobre a língua galega.

O ponto alto do evento foi quando no encerramento todos os presentes ficaram de pé para cantarem juntos o Hino Galego que foi tocado por Rafael Miguez com a gaita de fole.