Karatê

História da ASKABA - Associação de Karatê da Bahia

A ASSOCIAÇÃO DE KARATÊ DA BAHIA - ASKABA é uma organização sem fins lucrativos que tem como finalidade difundir e incentivar a prática do Karatê Shotokan, bem como proporcionar reuniões desportivas sociais, artísticas e culturais dentre os seus associados. É a mais antiga entidade desta natureza na Bahia, fundada em 1967 pelo Mestre Denilson Caribé de Castro, falecido em 1985 e homenageado post mortem pela Confederação Brasileira de Karatê com o título de “Patrono do Karatê Brasileiro”, em reconhecimento ao importante trabalho por ele desenvolvido.

A importante contribuição ao desenvolvimento esportivo, especialmente junto à comunidade jovem da Bahia, justificou o reconhecimento da ASKABA como Entidade de Utilidade Pública municipal e Estadual.

A ASKABA, através do seu trabalho, transmite na íntegra os ensinamentos filosóficos dessa arte marcial, realizando um trabalho sério e impondo uma forte disciplina para manter a moralidade e o bom nome dos seus verdadeiros adeptos.

Origem

Em 1961, um japonês de nome Eisuke Oishi fixou residência em Salvador, iniciando seus ensinamentos contando dentre os seus alunos com Denilson Caribé de Castro, que desde logo se destacou por suas técnicas. Sob a orientação do jovem Oishi, Caribé criou a primeira academia de Karatê da Bahia, em 1965, na Ladeira dos Galés. Oficialmente a Associação de Karatê da Bahia foi fundada no dia 23 de novembro de 1967.

Desde o ano de 1967, Salvador foi, gradativamente, obtendo o reconhecimento como um dos melhores centros de Karatê do país, depois de conquistar títulos nacionais e internacionais. Durante muitos anos, que precederam a criação da Federação Baiana de Karatê, os atletas baianos que conquistaram títulos nacionais, estampavam em seus kimonos o escudo da ASKABA. Dois anos depois de fundada a ASKABA, em dezembro de 1969, a Bahia já conseguia dois títulos no I Campeonato Brasileiro, com Dorival e Denilson conquistando, respectivamente, o primeiro e segundo lugares.

Nos anos seguintes, a Bahia ficou com o título de campeã por equipe, em 1970, vice em 71, e no ano seguinte ganhou tudo no IV Campeonato Brasileiro: Dorival Caribé foi campeão individual e a equipe baiana, campeã coletiva. A consagração foi à ida dos irmãos Denilson e Dorival Caribé na equipe que representou o Brasil no II Campeonato Mundial de Karatê, em Paris, a maior prova do reconhecimento do Brasil ao karatê desenvolvido na Bahia.

A ASKABA de Hoje

A ASKABA é uma Associação filiada à Federação Bahiana de Karatê - FBK, Entidade vinculada à Confederação Brasileira de Karatê - CBK, Organização filiada a World Karate Federation - WKF, vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro - COB e reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional - COI.

Atualmente a ASKABA está desenvolvendo as suas atividades no Clube Espanhol, em Salvador,  além de difundir a sua arte através de convênios com outras Instituições.

A Família Caribé

Na Bahia não há como falar em karatê sem falar em ASKABA e na família Caribé. A partir do momento em que Denilson se empenhou na luta para engrandecer e divulgar o karatê baiano, sua família não ficou apática ao seu dinamismo, partindo dela seu maior incentivo para que ele alcançasse esse objetivo. Da família composta de 12 irmãos – nove homens e três mulheres – cinco dedicaram-se ao karatê e atingiram a faixa preta e conseguiram levar o nome do Karatê da Bahia ao Brasil e ao Exterior e até hoje esse nome é lembrado com respeito por grandes mestres que tiveram oportunidade de conviver com eles em eventos nacionais e internacionais. São eles Denilson, Dorival, Dalmar, Djalma e Décio, este último o atual Diretor Técnico da ASKABA.

Pelo visto, a relação do karatê com a família Caribé perdurará, haja vista que uma nova geração já começa a destacar-se no cenário regional e nacional. Por exemplo, Denilson Caribé de Castro Filho, portador da faixa preta, participa da administração da ASKABA. Hudson de Almeida Castro, filho do irmão mais velho da família, é instrutor de karatê na cidade de Vitória da Conquista e portador de vários títulos. Por outro lado, estão atuando na difusão do karatê da ASKABA, os atletas Décio Caribé de Castro Júnior e Djalma Caribé de Castro Filho.

Arquivos:
Tabela de Preço dos Esportes POPULAR
(79 Votos)
Data Terça, 07 March 2017 14:42 Tamanho do Arquivo 1010.56 KB Download 5,645.00 Download