Inaugurada Exposição Memoria dun Soño

Em 11 de junho de 2019, às 18h no Salão Galícia do Clube Espanhol, foi inaugurada a exposição em homenagem a Antonio Fraguas – Letras Galegas 2019, Memoria dun Soño.

Junto à exposição ocorreu também o lançamento do livro Galícia doutro lado do Atlântico: estudos galegos na Bahia. Organizadores: David Rodriguez e Mailson Lopes

A exposição e o lançamento do livro contou com a presença de muitos representantes da comunidade galega, alunos da UFBA e do Ilmo Sr. Valentin Garcia, Secretário Xeral de Política Linguística da Xunta de Galícia e do Exmo. Sr. Jorge Cubela, Alcaide de Cerdedo-Cotobade.

Clube Espanhol recebe Alcaide de Cerdedo-Cotobade

Na tarde de 11 de junho de 2019 o Clube Espanhol reuniu representantes da cultura galega durante agradável almoço realizado no Restaurante Taberna.

O Presidente Marcos Cal acompanhado de sua Diretoria, Superintendência Geral e Gerência Administrativa, teve o prazer em receber o Exmo. Sr. Jorge Cubela, Alcaide de Cerdedo-Cotobado que também estava acompanhado do Sr. Valentin Garcia, Secretário Xeral de Política Linguística da Xunta de Galícia.

17 de Maio – Dia das Letras Galegas

O Dia das Letras Galegas é um celebração cultural instituída no ano de 1963, data em que a publicação Cantares Galegos de Rosalía de Castro completava 100 anos que foi considerada como o ponto de partida para o ressurgimento, a volta da cultura galega.

A sua finalidade é homenagear aquelas pessoas de se destacam por suas criações literárias na língua galega ou pela defesa do idioma.

Anualmente a Real Academia Galega escolhe uma personalidade e este ano o homenageado é Antón Fraguas. Este pontevedrés foi professor e diretor do Museu do Povo Galego, membro das Irmandades da Fala, do Seminário de Estudos Galegos, cronista oficial da Galícia.

O Centro Espanhol se uniu a essa homenagem e no dia 15/05 inaugurou a exposição Galícia Imaxinada que permanecerá no Salão Galícia aberta para visitação até o dia 23/05/2019.

 

As palestras foram proferidas pelos professores Maílson Lopes, Coordenador do CELGA e Araceli Magariños, da Xunta de Galícia no CELGA. Ambos enriqueceram ainda mais o evento com conteúdos sobre a a vida de Antón Fraguas e sobre a língua galega.

O ponto alto do evento foi quando no encerramento todos os presentes ficaram de pé para cantarem juntos o Hino Galego que foi tocado por Rafael Miguez com a gaita de fole. 

 

 

Dia das Crianças solidário – Clube Espanhol

Em ação social, Clube Espanhol realiza a entrega de alimentos, roupas e brinquedos para instituição de caridade .

O Clube Espanhol realizou a entrega de alimentos, roupas e brinquedos para a instituição de caridade Associação Criança e Família Creche São Jorge em Alto da Teresinha.

“Nossa sensação é de dever cumprido”, afirmaram os funcionários Shirlei, Cecília e Thiago, presentes no momento da entrega.

Confira as fotos:

Seja um Associado e desfrute do Clube Espanhol

Este trecho da obra de Cervantes reflete o mesmo espírito daqueles espanhóis que um dia chegaram à Bahia com a finalidade de transformar sua vida e vencer. O mesmo sentimento daqueles 12 emigrantes que se reuniram numa sala do prédio da Real Sociedade Espanhola de Beneficência, na Barra, em 5 de novembro de 1911, com o objetivo de fundar o Casino Español. O presidente da assembleia, José Augusto Ventim, convocou os companheiros “à luta sem descanso, sem divergências nem desfalecimentos, até a suprema conquista da arte, religião, sem prêmios nem castigos, e que um dia a amada pátria distante fale de nós como exemplo vivo de amor e fé, de amor à pátria e à arte, supremas diretrizes de toda a finalidade humana”.